Esse prato aí da foto, eu fiz pra um programa de televisão lá de Manaus e modéstia a parte ficou bem bom. Trata-se de um tartare de salmão com abacate. Os tartare´s são pratos elaborados basicamente com alguma proteína picada crua (carne ou peixe, pois frango cru não rola) e algum elemento aglutinador que serve pra dar liga e fazer com que o mesmo não "desabe". Este ingrediente obrigatoriamente tem que ser gorduroso de forma que possa fazer com que os demais ingredientes se mantenham unidos. O tartare clássico é feito com carne bovina, geralmente patinho que é uma carne sem gorduras e tecidos conjuntivos, e utiliza gema de ovo como agente de ligação. Em alguns lugares o pessoal põe maionese no lugar da gema com medo da salmonela. Eu sinceramente vou de gema mesmo. Existem milhares de varições, me lembro que quando trabalhei no D.O.M. no garde manger (pista fria), preparava dois tartares, um de atum com foie gras e outro de tomate com arroz selvagem e camarão. Ambos muito gostosos. Bom, então aí vai a receita do dito cujo:
Ingredientes
100 G de salmão fresco
100 G de salmão defumado
1 abacate (avocado) aquele pequeno, se não pode se o grande mesmo
1/4 de cebola bem picada de preferência roxa
azeite
limão
sal
pimenta do reino
dill
salsinha
Preparo
Picar finamente o salmão fresco o defumado, a cebola, o abacate e as ervas. Se o abacate for o pequenininho, usa-se todo, se for o grande acho que um pouco menos da metade é suficiente. Temperar apenas na hora de servir pois caso contrário, o limão irá "cozinhar" o peixe. Montar no centro de um prato com o auxílio de um aro. Servir imediatemente acompanhado de fatias de pão preto torrado.
O tartare clássico vem guarnecido por batata frita, eu adoro. Este de salmão também combina bem com batata frita. Aliás, salmão cru, cozido, grelhado ou assado tem tudo a ver com batata frita, então fica ao gosto do freguês, pão preto ou batata frita ou os dois, por que não?